O Kuvasz é um cão pastor originário da Hungria, este gigante branco tem um instinto natural de proteção àqueles que ama. Possuidor de uma lealdade extraordinária, inteligência, determinação, equilíbrio e coragem que faz dele um dos cães mais desejados para proteção.

Com sua linda pelagem branca e porte gigante que faz lembrar um urso, o Kuvasz é um cão forte, rústico cuja função original é proteger rebanhos de ovelhas.

Sua pelagem ondulada e branca permite que ele fique no meio do rebanho de ovelhas sem ser visto pelo predador, aqui no Brasil tem sido muito usado para afugentar onças, diferente de outros cães de guarda, o Kuvasz com o seu porte gigante age com o intuito de afugentar, ele intimida o predador somente com seus rosnados, latidos e tamanho intimidador, diferente de outras raças que partem para a briga e logicamente perdem a vida para estes felinos. Em residência a função é a mesma, a família é o seu rebanho, o qual ele protege com a mesma dedicação.

O Kuvasz é um cão devotado, gentil, companheiro, alegre, carinhoso e paciente, esta sempre pronto para defender aos que ama, dando até a própria vida. Instinto extremamente forte para proteger os mais vulneráveis da casa, especialmente crianças.

O Kuvasz tem sido muito procurado para a família, pois além de um protetor incorruptível, você tem um cão amável e fácil de cuidar, sua pelagem branca é auto-limpante e não possui nenhum tipo de odor, dispensando banhos freqüentes, uma escovação semanal é suficiente para que a pelagem esteja sempre bonita! Pode rolar na lama que no dia seguinte já estará limpinho novamente, sem você precisar fazer nada, rústico, dificilmente fica doente, faz a guarda instintivamente sem precisar de adestramento.

Recebe estranhos mas é sempre cauteloso e desconfiado ao fazer novos amigos. Guarda excepcional, possui a capacidade de agir por iniciativa própria , exatamente no momento certo e sem instruções. Um cão valente, forte e incansável para trabalhar por longos períodos, capaz de suportar condições climáticas extremas.

Introduzido na Hungria pelos turcos, o Kuvasz descende dos Mastins do Tibete. Em turco Kawasz significa guarda armada dos nobres.

Quase extinto na 2ª guerra mundial por se manterem firmemente protegendo as fazendas e seus proprietários, os húngaros recuperaram sua linhagem e hoje têm o Kuvasz como Patrimônio do Tesouro Nacional da Hungria.

Padrão da raça Kuvasz

País de origem – Hungria
Nome original – Kuvasz
Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização – Guarda e Companhia
Porte – Grande

O focinho é proporcional à cabeça. O stop é bem definido. O nariz é preto com grandes narinas. As orelhas são grossas, pendentes, em forma de V e ligeiramente arredondadas na ponta. Os olhos castanhos escuros são amendoados, inseridos bem separados. O corpo é ligeiramente mais longo do que alto. A cauda quando o cão esta em repouso, pende para baixo. Quando o cão está animado a cauda está ligeiramente levantada. Os machos geralmente possuem uma juba . A pelagem auto-limpante é branca e longa, possui sub-pêlo , com variações de ondulações, já a pele tem boa pigmentação e curiosamente negra em algumas partes. A altura do macho na cernelha é de 71 a 76 cm, e da fêmea é de 66 a 70 cm. O peso do macho varia de 48 a 62 kg e da fêmea de 37 a 50 kg.

Temperamento

Os filhotes são brincalhões, mas o cão adulto é mais quieto, late somente se necessário. Está sempre alerta, e é capaz de se mover com muita agilidade, com elasticidade e leveza, sendo capaz de percorrer grandes distâncias sem muito esforço.

Adora a sua família, procura estar sempre por perto, são carinhosos e possuem uma especial predileção pelas crianças. É uma raça muito inteligente, aprende com facilidade, e trabalha melhor para os seus donos. Muito sensível ao elogio ou à repreensão. Tolera estranhos, mas é desconfiado e exigente para fazer novos amigos.

Como há mais de 6 mil anos protegem rebanhos, trabalhando com ovinos, bovinos e caprinos de forma independente, não são tão fáceis de treinar obediência, o treinamento não deve ser duro, mas calmo e firme, com autoridade para ele saber quem é o líder. É extremamente inteligente, esta aí o motivo de não obedecerem cegamente, possuem a capacidade de escolher por conta própria a decisão a ser tomada.

Precisam ser socializados desde cedo para receberem pessoas de fora em sua casa, desta forma, mesmo sendo um cão de guarda, você poderá receber parentes e amigos sem a necessidade de prendê-los.

Curiosidade

Por ser considerado a guarda armada dos nobres, estes tinham o costume de deixá-los dentro de suas moradas, devido a sua pelagem macia, eram colocados próximos à mesa, onde as pessoas se utilizavam da enorme pelagem como guardanapo.

Os banhos não devem ser frequentes, evitando assim tirar a proteção natural da pelagem, na Hungria os exemplares que vão para exposições de beleza, não podem ser banhados.

A densa pelagem é térmica.

Assim é o kuvasz, um cão extremamente ligado ao dono, não suporta ficar preso em canil ou corrente, necessita de espaço, pense bem antes de adquirir um kuvasz, ele será sua companhia nos próximos 12 anos. Compre com responsabilidade e não por impulso!

Canil Kuvasz Paulista
Um canil nascido de muito amor!!!

Topo